Tudo o que eu queria falar sobre o Oscar 2019


Oscar 2019 tá chegando e bateu saudade de escrever na melhor coluna deste site. Com todo respeito ao Fantabulástico Mundo de Jeferson e suas críticas bem específicas que obviamente são as melhores deste site.

Assim como no ano passado, em vez de rolar um podcast comentando toda a premiação, visto que tá muito difícil arranjar material humano para isso, vou contar um pouco das minhas impressões aos principais indicados da maior premiação do cinema do ano.

Ano passado se me lembro bem, vi 4 dos indicados a Melhor Filme e fiquei extremamente pistola com Call me By Your Name, que foi um dos piores filmes que vi sendo indicados ao Oscar. Sinto muito se você gostou daquele filme que tem nada. Absolutamente nada.

Além é claro da frustração com o Christopher Nolan e o filme de Guerra que não tem emoção, roteiro bacana, sangue, trilha sonora... nada. Se vocês estão interessados à esse desabafo do Nolan só Clicar Aqui.  

Pois é, chegou a temporada de premiações. Onde alguns filmaços são esnobados (Rush, Gone Girl, Your Name) e outros bem superestimados ganham notoriedade só pela maquiagem e transformação de ator. Todo ano é assim mesmo, não tem como brigar com a Academia.

Em 2019 por exemplo, o mais esnobado pelo Oscar foi o Missão: Impossível - Efeito Fallout, um dos melhores filmes de ação da década, sendo comparado pela crítica americana com o premiadíssimo Mad Max Fury Road. O Sexto filme da franquia recebeu o prêmio de melhor Filme de Ação do Critic's Choice AwardsE no Oscar nenhum prêmio técnico ousou a indicá-lo. Vai saber.

Não adianta chorar o leite derramado né? Bom, vamos aos filmes concorrentes esse ano:

A Star is Born

Nasce Uma Estrela

É um filme bacana,  humildão. Foi um bom trabalho do Cooper pra um primeiro filme dirigido por ele. A atuação da Lady Gaga é boa, mas não tão boa quanto falam. O maior problema do filme é que tem umas cenas bem forçadas pra gerar comoção que não funcionaram. É o filme que tá recebendo o maior hate do pessoal, mas é claramente por conta do midiatismo que ele trouxe e da bilheteria. É bem melhor que muitos filmes chatos indicados a Melhor Filme nos últimos anos. 

Confira a minha crítica completa Clicando Aqui. Mas gostaria de me retratar na Nota. Acho que dei uma leve exagerada no julgamento da crítica. É bom, mas não chega à um 8. Um 7.5 ficaria de bom tamanho



Infiltrado na Klan

BlacKkKlansman

É um ótimo filme, lembra muito Os Infiltrados do Scorsese. Ótimas atuações, uma puta história e muito bem contada. Eu nem tenho muito o que dizer sobre esse filme, sério mesmo. Ele tem de tudo: espionagem, investigação, drama e conta uma página da história que muitos americanos preferiam esquecer. Filme importantíssimo.



Roma



Melhor filme disparado dos indicados ao prêmio principal. Caralho que filme maravilhoso. Alfonso Cuarón é um mestre do Cinema. Eu cravo aqui: Se não ganhar é injustiça. E infelizmente não deve levar, tomara que eu esteja redondamente enganado. A Academia premier um filme com o selo Original Netflix um ano depois da declaração do Spielberg que "Filmes da Netflix não devem concorrer ao Oscar" seria uma ironia que amaria ver, na boa.

Só a cena da compra do berço enquanto o quebra pau ta ocorrendo na rua merece ganhar quase tudo que foi indicado. Ou aquela cena final da praia que foi gravada EM UM SÓ TAKE. 

Dá uma lida na minha crítica de Roma e faça um favor a si mesmo: veja este filme se ainda não viu.



Vice


Um dos piores filmes que vi de 2018. Minha expectativa era pra ser um novo Lobo de Wall Street, mas na verdade o filme atira pra todo lado. Tentar ser uma comédia, biografia, aquelas histórias com voice off, enchimento de linguiça, drama etc.

Eu cravo que só tá lá pq é uma propaganda descarada do partido democrata. Como se eles não tivessem apoiado a invasão do Iraque, tá mais por cota política mesmo. Que filme ruim.



Pantera Negra


Parei de reclamar desse filme quando vi Vice.

Antes que você atire uma pedra em mim, o filme é muito bom. Mas não foi o melhor filme de super herói do ano, não foi o melhor blockbuster do ano, não consigo colocar nem no top 7 do MCU e nem num top 15 de filmes de super herói do século. Eu fico um pouco triste porque outros filmaços de super-heróis foram esnobados e injustiçados e um filme comum como Pantera Negra ser tão prestigiado.

Nunca é bom algo que tá lá apenas por inclusão e não por merecimento. Como por exemplo Infiltrados na Klan que é  bem inclusivo e mereceu suas indicações por realmente ser um puta filme. Então não me venha com esse papo.

Mas não deixa de ser um bom filme. Confira minha crítica completa, mas com minha ressalva que eu revi o filme e dei uma exagerada na nota. Então fica:



Bohemian Rhapsody


 

Guilty Pleasure? Sei não. Foi a minha maior surpresa dessa temporada. Pelos reviews muito ruins que os sites especializados estavam dando eu jurava que eu veria um filme péssimo, mas, não: o filme é ótimo! Ritmo do roteiro é muito gostoso, ótimas atuações e um ótimo tributo ao Queen. Só não gostei do fato dele terem vilanizado ou protegido certos personagens demais, mas fora isso eu gostei bastante. Não sei porque vocês acharam ruins, até li alguns comentários acerca dos pontos fracos do Longa. Eu até entendo mas não consigo diminuir a nota do filme pra mim haha Filmão.


E nas outras categorias?


Efeitos Visuais acho que a disputa fica entre Jogador Nº 1 e Guerra Infinita, que são dois filmaços e que amei demais no ano de 2018. Mas eu acho que Vingadores deve levar. Porque primeiro que o Oscar tá querendo se "modernizar" e dar espaço para mais blockbusters.

Não nos esqueçamos da tentativa falha de tentar impor o prêmio de "melhor filme popular". E percebemos que eles estão dando um bom espaço para os filmes de maior bilheteria. Tudo certo que na categoria de efeitos visuais quase sempre são blockbusters, mas filmes de super herói são raros levarem mesmo nas categorias mais "comerciais". 

De qualquer forma, não apenas por isso, Guerra Infinita merece. Todo o pesado orçamento para impressionar milhões de salas de cinema do mundo inteiro com efeitos visuais que foram gerados e trabalhados de maneira brilhante merece ser recompensada com prêmios. 

Só a cena em Vormir, que foi gravada nos Lençóis Maranhenses, e preenchida com efeitos visuais em computador merece um prêmio. Mas não ficarei triste se Jogador Nº 1 levar o prêmio: efeitos maravilhosos, ótimo filme e deveria ser lembrado em mais categorias.

Leia a Crítica de Vingadores - Guerra Infinita Clicando Aqui

Na categoria de melhor animação eu não tou muito a fim de comentar porque só cheguei a ver 2 dos indicados: Os incríveis 2 e Ilha dos Cachorros, e foram 2 decepções por sinal. Nas é quase certo que Spiderverse deve levar. Estou bem animado para ver inclusive.

Conclusão


2018 não foi o melhor ano do Cinema, mas fico feliz que os indicados a melhor filme e outras categorias sejam filmes que conquistaram um apelo maior popular. Star is Born, Pantera e Bohemian lotaram cinemas, enquanto Roma está disponivel no maior serviço de streaming do mundo. 

Isso não significa que o Oscar tá se prostituindo para conseguir audiência, simplesmente mostra que o público também se interessa pelos "filmes de oscar". E também vivemos em tempos conturbados e divididos, óbvio que os filmes da nossa época retratariam suas visões de mundo e por isso ganhariam um apelo popular maior.

Bom, é isso que eu queria falar sobre o Oscar. Até o próximo ano!
Tudo o que eu queria falar sobre o Oscar 2019 Tudo o que eu queria falar sobre o Oscar 2019 Reviewed by Adão Filho on fevereiro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário