Fullmetal Alchemist - Live Action:[REVIEW]


A adaptação de Fullmetal Alchemist para um filme Live Action é simplesmente desastrosa. Deu um pouco de vergonha alheia em alguns momentos.

Ah... mais uma dessas adaptações de anime para o Cinema. Uma combinação que nunca deu certo. Quando saiu a notícia e a primeira imagem que esse filme ia ser feito, já tinha torcido um pouco o nariz.

E não era má vontade. FMA fez parte da minha infância como pouquíssimos outros animes. Tenho uma ligação muito forte com o primeiro anime, de 2003, que passava às noites na RedeTV e colecionava seus DVDs.

FULLMETAL ALCHEMIST (4)

Vendo as primeiras imagens e os primeiros trailers... É... Aquela peruca já dava calafrios. Não imaginava a ruindade que vinha pela frente.

E o que mais temia eram os efeitos visuais.

f44c623b-s

Mesmo assim mantive a expectativa lá em baixo, para desgostar o mínimo possível. Mas não deu não. Quase tudo o que eu temia foi confirmado.

Quase porque não sabia que teríamos algumas surpresas positivas. É, o filme tem sim algumas virtudes.

Fullmetal Alchemist nos mostra um enredo que até o fim do segundo ato se mostra bem honesto. Não sabia que ele seria tão redondinho assim. É um enredo fraco, concordo, mas ele no que se propõe, forçando muito se torna até aceitável.

Sofri para escrever isso, acredite. Mas durante o filme dá pra notar algumas boas sacadas: Como 2 versões de uma cena importante, uma exibida durante a linha temporal normal e outra como flashback, mostrando outro ponto de vista. Achei a melhor sacada do roteiro filme, ou a única boa.

Algumas cenas que deveriam ser as mais emotivas não funcionam pela falta de qualidade dos atores, como a cena da Nina, quando os Irmãos se enfrentam. Deveria ser clímax interessantes, mas a limitação do elenco impede.

Tecnicamente em alguns momentos é triste, e outras é OK. A fotografia até se mostra um pouco interessante, mostrando algumas paisagens que realmente se parecem com o Anime e gerando umas pouquíssimas cenas realmente bonitas.

Um enquadramento bonito alí, outro acolá e é isso mesmo.

Fullmetal-Alchemist-GQCA

O visual dos personagens é muito ruim, muito mesmo. Parecem alguns cosplays de pouco orçamento. Sinceramente, o Ed, Mustang e o Inveja realmente não davam pra engolir. É ridículo aquilo.

No caso do Al, apesar do notório CGI, realmente se percebe que a produção teve um cuidado especial. Ficou bonito, irreal, mas bonito.

O CGI de maneira inteira é ruim. São os Prequels Star Wars fazendo escola. Assim como disse no comentário acerca do CGI no Alphonse, em alguns  momentos até parece bonito, mas é muito pesado. É irreal, e na maioria massiva é também de péssimo gosto.

No terceiro ato o filme parece estar cansado e falado "ah, foda-se essa merda" e coloca uns bonecos grandes ridículos de plástico para você engolir. Não meu amigo, não é assim

FULLMETAL ALCHEMIST (4)

As atuações são muito fracas. Não é tipo aquele filme que de tão tosco que vira bom ou engraçado. Todas as atuações são ruins, sem exceção.

Todos os personagens não conseguem passar o que realmente querem transmitir ao público. Dean Fujioka, o Roy Mustang é mais frio e sem carisma que Jamie Dornan como Christian Grey por exemplo.

E o papel de Mustang nesse filme é importante demais para ficar com uma atuação tão chata quanto essa. O cara parece que está só lendo as falas e foda-se.

Ryosuke Yamada como Edward Elric é um dos piores protagonistas que já vi. Assim como Mustang, não consegue mostrar nenhuma emoção. E é um dos melhores personagens da história dos animes, merecia algo melhor. Além da atuação péssima, o personagem acompanha com a porra de uma peruca mal feita.

Só não é mais mal feito que o Inveja. Eu preferia nem comentar, mas foi uma das piores caracterizações que já vi. Compete bastante com o Dragon Ball Evolution nesse quesito.

fullmetal-alchemist-live-action-homunculus

Fullmetal Alchemist é um dos animes da minha vida, guardo com coração essa obra que me fez chorar algumas vezes. Essa adaptação vai até de maneira esforçada até o fim do segundo ato, mas segue em um show de horrores que faz tempo que vi algo tão ruim.

Eu tenho que dar alguns pontos para a produção que fez um roteiro honesto até certo ponto e pela fotografia decente em alguns momentos.

Mas de resto, não passa de outra adaptação de anime para o cinema totalmente esquecível. Que não consegue nem ser tão ruim a ponto de virar bom.

NOTA_ (2)



FULLMETAL ALCHEMIST (4)
Fullmetal Alchemist - Live Action:[REVIEW] Fullmetal Alchemist - Live Action:[REVIEW] Reviewed by Adao Filho on fevereiro 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário