Filmes Favoritos da Última Década (2010-2019) - Parte II


No fim de janeiro, eu tinha feito a primeira parte da minha lista pessoal dos filmes favoritos da última década. O tempo passou, a vida começou apertar em algumas situações e veio o apocalipse.

Um apocalipse que simplesmente já deixou nosso Podcast Tradicional um tanto bagunçado e todo o calendário do entretenimento suspenso. No nosso penultimo podcast, eu tinha prometido que tentaria ser mais ativo no PD e concluir alguns projetos inacabados, elencar filmes favoritos da década era um deles.

Então o que sobra pra gente é manter o máximo de ânimo possível e continuar nossas atividades. Não tem mais cinema e blockbusters pra gente curtir, bom para olhar o passado, tirar filmes pendentes da lista e fazer mais conteúdo.

Agora sem mais delongas: Vamos continuar a lista dos meus filmes favoritos da última década


2015 - Mad Max Fury Road dirigido por George Miller


Certamente é o filme mais manjado de qualquer lista de melhores ano por ano. 90% dos sites ditos "nerds" colocam esta obra-prima como o melhor de 2015. E realmente eles têm toda a razão. Mad Max é insano e perfeitamente dirigido.

Não são todos os filmes de ação  que desfrutam de tais adjetivos e pouquíssimos blockbusters que conquistaram tantos prêmios perante à academia.

6 Oscars e  4 prêmios no BAFTA. E merecia mais.

Mad Max Fury Road é um filme vai ser lembrado bem mais na frente como um definidor de uma década. 

Menção Honrosa - Star Wars: O Despertar da Força dirigido por JJ Abrams



Certamente a trilogia nova de Star Wars merece um texto mais para frente. 

Só que ainda não me sinto a vontade de falar sobre o ultimo episódio, que aumentou mais ainda meu arrependimento por esta crítica. Entretanto, é inegável que o início desse "reboot" ainda permanece no meu coração de fã.

Não importa se ele se baseou demais no Episódio IV, chove fan-service ou algo do tipo. Eu prefiro ignorar tudo isso e sentir aquele clima doce e nostálgico que Despertar da Força me deu. 

Menção Honrosa: O Regresso dirigido por Alejandro González Iñárritu


O filme que trouxe o Oscar para o DiCaprio.

Muita gente não gostou muito do ritmo lento do filme, mas eu sou um dos que defende bastante essa fita, porque para quem gosta de um bom Western: O Regresso tem tudo o que um bom filme do gênero precisa

E na década de 60, a década de ouro dos faroestes, o ritmo da maioria dos westerns era mais ou menos parecida. Então pelo menos para mim não foi muito difícil entrar no clima do filme

Por mais westerns como esse.

2016 - Kimi no Na wa. (Your Name) dirigido por Makoto Shinkai


É a história de amor definitiva. 

Nunca nenhum filme do gênero me envolveu de maneira tão emocional do que esse. Foi uma pedrada das grandes recebida no estômago.

Visual perfeito, qualidade da animação surreal, um roteiro extremamente corajoso de idas e vindas, como laços (analogia extremamente utilizada no filme) e um final.... que final.

As vezes, para avaliar um filme específico, tenho que assistir mais uma vez, para notar alguns detalhes e ter uma segunda opinião. Muitos dos meus filmes favoritos precisaram ser vistos mais uma vez para chegar a tal veredito. Your Name não, foi amor à primeira vista.

Your Name. talvez seja um dos filmes que mudou a minha vida. Leia minha crítica Clicando Aqui.

Menção Honrosa: The Handmaiden dirigido por Park Chan-wook


Mais um do cinema oriental. 

O filme que Parasita sugou a premissa até onde podia para elaborar o filme vencedor do Oscar 2020. A diferença é que Handmaiden é muito melhor, mais poético e impressionante que o superestimado recém premiado pela Academia. 

Romance, drama e um roteiro totalmente imprevisível fazem esse filme ser um dos meus favoritos, disparado. Só porque Your Name. está bem fundo no meu coração, esta masterpiece não foi o meu favorito de 2016.

Acho que quanto eu menos falar sobre esse filme, melhor. 
Só veja.

Menção Honrosa - La La Land dirigido por Damien Chazelle


2016 parece ter sido o ano dos Romances. 

Além dos já citados romances orientais, La La Land sem dúvida foi um dos mais marcantes dos últimos anos. Divisor de opiniões na internet e multipremiado, o musical faz referências aos clássicos do gênero e ainda ser uma obra autentica.

Chazelle parecia estar num momento inspiradíssimo da carreira. Não sei qual o melhor entre Whiplash e La La Land, mas c
ertamente são grandes filmes.

2017 - Baby Driver dirigido por Edgar Wright



É claro que o meu favorito entre os filmes de ação precisaria estar neste artigo.

Baby Driver foi mais um daqueles episódios de "vou ver sem nenhum compromisso" e recebe em troca uma excelente obra. Uma direção que parece ter sido milimetricamente medida, combinando sons de pancadaria, tiros com a trilha sonora e assim casando perfeitamente com o protagonista.

Surreal o trabalho da produção, mixagem de som e da própria direção. Desde os primeiros minutos com um plano sequência bem "olha aí o que eu posso fazer" e dali pra frente vem insanas sequências de perseguições, tiroteios e ótimos alívios cômicos.

Filmaço.

Menção Honrosa - Logan dirigido por James Mangold 



Esse filme tenho uma crítica que explica muito melhor o que acabou sendo.

Road movie, drama e carisma talvez sejam as palavras que mais bem resumem esse filme maravilhoso. Certamente naquele ano foi um dos que mais revi e lutei pra não chorar assistindo. Que despedida de um ator carismático de seu personagem.

Hugh Jackman mereceu mais que nunca esse filme para encerrar os anos de dedicação à um dos personagens que o povão mais adorava assistir.

2018 - Vingadores: Guerra Infinita dirigido pelos Irmãos Russo


Guerra infinita foi um dos filmes mais importantes para a história deste site que você está lendo nesse momento. Quando reformulamos e ampliamos o PD, vivia-se toda uma expectativa na internet de como seria o início do capítulo derradeiro da saga dos vingadores.

E para a nossa felicidade, Guerra Infinita foi um grande filme. Divertido, tenso e emocionante e injustamente não levou para casa o prêmio de Melhores Efeitos Visuais em 2019. 

Eu realmente não me importo se "é um filme de super-herói" eu ainda continuo amando essa porra. Escute nosso podcast sobre o filme no próprio site ou no Spotify

Menção Honrosa - Roma dirigido por Alfonso Cuarón


Infelizmente na Parte I deste artigo eu acabei por não citar o excelente Gravidade, do mesmo diretor. Que foi bem premiado com o Oscar de Melhor Direção em 2014. 

Em 2018, um dos melhores diretores da atualidade, nos premiou com um filme milimetricamente bem produzido. Injustiçado pela maioria, que o considerou arrastado,  Roma é um daqueles filmes extremamente pessoais  e feitos com muito carinho.

Não acho o melhor filme do mundo, mas merecia muito uma menção honrosa. Apesar do sucesso em premiações, acho ele bem injustiçado pelas pessoas em geral. 

Leia nossa crítica completa clicando aqui

Menção Honrosa - Missão: Impossível - Efeito Fallout dirigido por Christopher McQuarrie 


Certamente MI: Fallout foi um dos filmes que mais hypei na década. Aquele trailer ao som de Friction de Imagine Dragons e as sequências de ação mixadas no ritmo da trilha clássica me empolgaram mais que os trailers de vingadores da vida.

Somado ao fato de que a franquia começou em 1996 e só tem melhorado desde então. São poucas franquias que podem se dar esse luxo. E não deu outra: MI Fallout foram 2h e meia de cenas insanas de ação, uma melhor que a outra. 

O tempo passa e você não vê. Christopher McQuarrie e a panela do Tom Cruise montaram um filme brilhante, certamente um dos melhores filmes de ação da década.

Leia nossa crítica completa clicando aqui 

2019 - Vingadores Ultimato dirigido pelos Irmãos Russo


É, sinto muito aos cinéfilos leitores, esse é o meu favorito de 2019.

Sim, eu tenho consciência de toda a suspensão de descrença necessárias para aproveitar 100% o roteiro desse filme. MAS, todas essas ressalvas são atropeladas pelas virtudes do filme. 

Ultimato é uma carta de amor dos Russo e Kevin Feige aos fãs e esse universo construído por mais de 10 anos de filmes bons e ruins, mas que entrou para o gosto popular, lotando cinemas e enchendo a internet de conteúdo e discussões. 

Leia minha crítica clicando aqui e escute nosso podcast clicando aqui

Outras Menções Honrosas 

  • Ilha do Medo (2010)
  • Gravidade (2013)
  • A Chegada (2016)
  • Homem Aranha no Aranhaverso (2018)
  • Era Uma Vez em Hollywood (2019): Leia a Crítica Clicando Aqui
  • Ford v Ferrari (2019): Leia a Crítica Clicando Aqui
  • O Irlandês (2019): Leia a Crítica Clicando Aqui

Conclusão

É isso, chegamos ao fim de mais um artigo da coluna Agora Falando Sério. Em 2020 eu tenho revisto e refletindo um pouco sobre a década que acabou de passar.

Talvez alguns dos filmes mais importantes da minha vida tenham sido lançados nesta década incrível: Ação, Animações, Aventura, Suspense, Fantasia... foi uma época de ouro dos meus gêneros favoritos.

Até filmes que originalmente não me importaria tanto me chamaram a atenção e foram grandes experiências. Espero que os próximos 10 anos que virão nos presenteiem com mais e mais filmes excelentes. 
Filmes Favoritos da Última Década (2010-2019) - Parte II Filmes Favoritos da Última Década (2010-2019) - Parte II Reviewed by Adão Filho on abril 16, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário