O Mecanismo - Uma Série Polêmica, mas Está Longe de Ser Só Isso [REVIEW]


A Netflix resolveu dar liberdade para José Padilha, criador das obras-primas Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, e produzir uma série sobre a Operação Lava-Jato, uma ideia arriscada só de se pensar.

Se a ideia era fazer polêmica e ser alvo de grandes debates (não que sejam tão produtivos)... funcionou muito bem. Não se fala em outra coisa na internet nos últimos dias.

José Padilha tem essa característica em suas obras de deixar um enorme lastro para debates, com os 2 filmes de Tropa de Elite não foi diferente. Ele sabe parar a sociedade brasileira com alguma obra nacional.

Falando em Tropa de Elite, há uma fortíssima influência durante toda a série: aquele áudio em Off narrando os acontecimentos da trama e as interpretações das situações que os protagonistas passam, e até alguns personagens têm falas parecidas.

O Protagonista que desvende O Mecanismo


O protagonista, interpretado pelo Selton Mello é quase um Capitão Nascimento mais decadente ainda. E faz seu papel muito bem, ótima escolha como personagem principal.

Não é uma atuação primorosa como o mesmo fez em "O Auto da Compadecida", entretanto o protagonista investigador que não tem nada a perder funciona no roteiro, movimentando parte da história e rendendo ótimas cenas.

Entretanto o seu problema é parecido com os outros da série. Para deixar a trama mais humana, Padilha escolhe mostrar os problemas particulares de cada um. Isso até com alguns antagonistas, quando um foi traído até por sua saudade da família.

mecanismo_1-750x380

Por que isso é problema?


As subtramas pessoais dos protagonistas não funcionam muito bem. Essas histórias que servem para mostrar que são brasileiros comuns com problemas comuns não funcionam em sua maioria.

Não funcionam porque se mostram ou superficiais demais ou repetitivas demais. Há umas 3 cenas de reuniões de confraternização com os personagens risonhos bebendo cerveja.

Ou mostrando o mesmo clima pesado que está no casamento de um dos personagens, sem trazer algo novo, ou algo que influencie diretamente na história. Em Tropa De Elite, Padilha se mostrou um pouco mais criativo nessa parte.

1522065374_243701_1522067134_noticia_normal

Pontos altos da Série


Mas como série de investigação, O Mecanismo é foda.  Conta como começou e foi se desenvolvendo a Operação Lava-Jato de maneira didática, sem um aprofundamento exacerbado que tornaria algo entediante. Foi algo liso, que se moveu no ritmo certo.

Esse ritmo gostoso faz com que você fique preso à série, dando um gosto de quero mais. Se mostrando uma série muito boa de se assistir, até mesmo para o público que não é tão chegado às séries (no meu caso rs).

Além disso, Padilha se mostra que tecnicamente também é um ótimo diretor. Excelentes tomadas de perseguições, aquela fotografia linda de cenas da cidade de Brasília e em reuniões. Tudo na mais alta qualidade de filmagem.

Roberto Ibrahim, a maior surpresa de O Mecanismo


180328-netflix

Roberto Ibrahim é um puta personagem. Carismático, você se interessa com o que vai acontecer com ele, e rouba a cena a cada minuto que aparece. Isso tudo por causa da excelente atuação de Enrique Diaz, o cara foi espetacular.

Não esperava tudo isso vindo de um coadjuvante no enredo. Toda vez que ele aparece em algum lugar o nível melhora absurdamente. As reações, as frases, os jeitos e trejeitos são feitos de maneira muito bem feita. Parabéns ao ator.

Belíssima escolha para um antagonista.

Para o Futuro, caso tenha uma próxima temporada, o que acredito que com certeza terá, o personagem chefe da Miller & Brecht, que parece ser imponente, frio e ameaçador (até para os antagonistas).

Conclusão


o-mecanismo

Com o ritmo da história boa, personagens e atores excelentes, O Mecanismo se prova uma ótima série, mesmo com algumas barrigas de roteiro (no caso os dramas particulares de personagens que não influenciam tanto na história principal).

José Padilha tem sua forma tradicional de contar história, com narrações muito bem pontuadas, que ajudam na maneira de explicar pontos complexos para o público sem ficar entediante.

O resumo de tudo isso é uma série ótima, com espaço para render mais 2 temporadas facilmente, além de render um grande debate sobre o tema.

Ótimo trabalho do Padilha.

NOTA_ (3)
O Mecanismo - Uma Série Polêmica, mas Está Longe de Ser Só Isso [REVIEW] O Mecanismo - Uma Série Polêmica, mas Está Longe de Ser Só Isso [REVIEW] Reviewed by Adao Filho on março 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário