Pantera Negra: A Verdade Sobre o Filme [REVIEW]

Pantera Negra é um ótimo filme. Entretanto, estão criando uma algazarra que desfoca da maior virtude do mais novo filme da Marvel. A verdade precisa ser dita sobre o seu verdadeiro significado.

Devo concordar com a crítica do Meus 2 Centavos e o Super Oito que a grande virtude do filme está no elenco e nos seus personagens. Todos os personagens centrais possuem motivações excelentes, e quase todos não são unidimensionais, isso é ótimo pelo tom maduro que o filme mostrou ser.

Eu espero muito que Guerra Infinita mantenha essa pegada. Inclusive os alívios cômicos foram pontuais, não atrapalharam em absolutamente nada na trama. 

Há uma personagem que serve como alívio cômico e ela tem uma utilidade para o andamento do roteiro, não está totalmente de graça. Ou seja, se você é uma pessoa que realmente não gosta de filmes de Super Heróis com comédia, pode assistir tranquilamente.

Tem que ser muito chato para reclamar dos alívios cômicos deste filme. Foram muito menos que os anteriores da MARVEL e todos foram bem pontuados.

pantera2

Não achei a história formulática, até porque o enredo toma decisões que transformam a obra em algo totalmente diferente da Jornada do Herói. Você nota bastante elementos da MARVEL já colocados em outros filmes, mas nada que transforme em algo genérico.

O filme estaria perto da casa da excelência caso o CGI não fosse tão ruim. A computação gráfica de mal gosto implicou num terceiro ato com uma batalha final bem ruim/fraca.

Além disso o visual de Wakanda não pegou muito bem, talvez porque unir tribos primitivas e ancestrais africanas com ultratecnologia não tenha dado muito certo (pelo menos na minha opinião).

Acabou que o resultado foi uma cidade bem mais bagunçada que o comum. Também bagunçadas são as cenas que mostram a cidade em outros pontos de vista: Como dentro do laboratório com tecnologia e suas dependências.

A fotografia e o visual do filme somente se consagram quando as cenas são nos EUA e após um certo ritual que acontece algumas vezes. Aliás, todas as partes citadas são extremamente emocionantes, muito tocante mesmo.

O vilão está muito bem, não achei o melhor da Marvel, senti que as motivações dele estavam perfeitas, mas faltou algumas cenas a mais para ele brilhar, como o Loki no primeiro Vingadores.

As cenas em que trabalham o Killmonger foram suficientes para colocarem em um pedestal de vilões que deram certo no MCU, mas realmente dá aquela vontade de quero mais.

pantera3

O arco do Killmonger tornou o filme muito emotivo, muito mesmo, até porque todas as relações familiares são muito, mas muito bem expressadas durante as cenas. Por isso o filme elevou muito o nível, já que na parte técnica deixou a desejar.

Algo da "parte técnica da coisa" que me agradou mesmo foi a trilha sonora única. Além do álbum lançado recentemente com as músicas produzidas (e algumas cantadas) por Kendrick Lamar (
overrated) que tem meia dúzia de músicas ótimas, a trilha orquestrada misturada com a batida do Rap foi algo foda. Uma jogada excelente da produção.

Quanto a política em Pantera Negra:


Eu gosto de política, sempre acompanhando notícias, expressando minha opinião e tentando estar por dentro. Mas achei que a questão da mesma está sendo extremamente superestimada pelo público.

Lógico, há comentários interessantes sobre a relação de refugiados do Oriente Médio com a Europa, a questão da segregação dos Negros da sociedade norte-americana. Entretanto, foram comentários sutis, que não se traduziram em diálogos chave para o movimento do roteiro.

Não há motivo algum para polêmica, no máximo a primeira cena pós-créditos, que é uma exceção. Na cena há um comentário onde seu significado deixa bem explicito uma opinião sobre a política externa dos Estados Unidos.

Há crítica social, há. Só que não existe a menor margem para toda essa polêmica que estão criando, principalmente não há margem para uma certa jornalista ficar metade do veredito no youtube focar em questões acessórias ao filme.

A grande verdade é que Pantera Negra também não é um filme exclusivo para a comunidade negra, todo mundo deve assistir isso. Algo universal que deve agradar do público geral de cinema até o cinéfilo cult.

A transformação de Pantera Negra em uma bandeira política que a internet tem colocado é um exagero absurdo.

Conclusão:


Trama ótima, excelentes personagens e momentos emocionantes. Pantera tem vários elementos únicos que o transformam em um ótimo filme, apesar das ressalvas com o CGI, o visual de algumas cenas e a batalha final, não transformam em uma obra genérica e muito menos ruim.

O filme é exatamente isso.

Vale muito a pena assistir nos cinemas.

NOTA_ (1)
Pantera Negra: A Verdade Sobre o Filme [REVIEW] Pantera Negra: A Verdade Sobre o Filme [REVIEW] Reviewed by Adao Filho on fevereiro 17, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário